Será que você é realmente contra a compra de votos em eleições? Te convido para uma breve reflexão sobre esse assunto que parece ser polêmico apenas nas épocas das eleições.
Ontem eu estava navegando pelas minhas redes sociais até que me deparei com uma imagem que fez pensar no assunto, não diretamente,mas após ler alguns dos centenas de comentários que estavam escritos nela.
A foto em questão era a de o que parece ser um interior de um carro de serviço de aplicativo de passageiros (UBER, 99 ou algo parecido), com um papel colado na parte de trás do banco do motorista para que o passageiro veja.
E nesse papel estava escrito:
Quer ganhar um delicioso chocolate garoto?
Ao final da corrida, na frente do motorista, avalie com 5 estrelas, aí é só escolher o seu bombom!
Não sei se se tratava de uma piada, ou não, mas o que me deixou surpreso, foi a quantidade de pessoas apoiando o tal motorista de aplicativo que teria colado o cartaz em seu veículo de trabalho dizendo que com certeza aceitaria a oferta, pois era de graça, não custava nada, etc, e etc…
Pouquíssimas pessoas notaram que realizar esse tipo de negociação / troca, assemelha-se e muito com a compra e venda de votos durante as eleições.
Veja a foto citada abaixo:
Notou a semelhança com: Se você votar em mim eu te dou um emprego, ou uma cesta básica ou uma quantia em dinheiro?
A empresa responsável criou esse sistema de avaliação, justamente para bonificar os bons profissionais e não para que eles comprem boas avaliação com dinheiro, presentes e etc…
Mas o que pode dar errado?
Sabem qual pode ser UMA das consequências de se apoiar esse tipo de “negócio”?
Simplesmente a qualidade do serviço pode cair e as mesmas pessoas que trocaram as 5 estrelas por um bombom, vão querer reclamar do sistema, mas nunca vão admitir que a culpa é delas que utilizaram do sistema para dar e receber vantagens de forma inadequada prejudicando o bom andamento do mesmo e de seus usuários.
Já pensou se a moda pega e você encontra cartazes como esse em lojas, repartições públicas e departamento de serviços essenciais? Para ter um bom atendimento, ou ganhar um mimo, você primeiro deve falar bem da empresa, prestador de serviço ou funcionários.
Pode parecer bobagem, mas a corrupção começa com pequenas negociatas e vai se intensificando de maneira silenciosa e crescente.